Ajuste básico do câmbio VW 09

CÂMBIO VW 09, FAZER O AJUSTE BÁSICO REQUER CERTA PACIÊNCIA

(por Carlos Napoletano)

Toda transmissão automática requer, de vez em quando, um reset, também conhecido como ajuste básico. Em outras palavras, é preciso configurá-la para os padrões de fábrica, de quando o veículo era novo. Segundo o especialista, as folgas nos discos aumentam com o passar do tempo e, para manter o funcionamento sempre igual, os parâmetros mudam. Quando se reforma a caixa, esses parâmetros antigos não servem, e o ajuste básico serve para informar ao módulo que ele precisa voltar aos padrões de fábrica.

É comum começar a dar trancos e patinar, até que, com o tempo, consegue se auto ajustar, mas isso pode demorar muitos quilômetros. Para o técnico entregar o carro em ordem para o cliente, o ideal é fazer o reset.

Acompanhe abaixo as etapas de ajuste básico das transmissões automáticas de seis marchas VW modelo 09G/09D/09M, que equipam veículos Jetta, Passat, New Beetle, Tiguam, Touareg, Audi A3 e A4 e Porsche Cayenne.

Passo a Passo:

Após o veículo estar aquecido (acima de 80º C), deve ser colocado num piso plano.

1- Deixe em marcha lenta.

2- Pise no freio e segura o pedal.

3- Sem acelerar, leve a alavanca seletora de “P” para “R”. Aguarde 5 segundos nesta posição, volte a alavanca para “P”, espere mais 5 segundos, retorne a alavanca para “R”. Aguarde mais 5 segundos e repita este procedimento pelo menos dez vezes em cada posição.

4-  Leve agora a alavanca para a posição “N”, aguarde 5 segundos, leve a alavanca para a posição “D”, aguarde 5 segundos, volte a alavanca para “N”, aguarde mais 5 segundos. Repita este procedimento pelo menos 10 vezes em cada posição.

5- Saia com o veículo dirigindo-o normalmente e passando a alavanca ou a triptronic por todas as marchas. A transmissão automática deverá estar ajustada nos parâmetros originais de fábrica novamente.